Blog de Eduardo Machado (Good Guy)  


Listas de Dicas para Ser Um Bom Programador

Olá galera,

Tive o trabalho de compilar as melhores dicas de como ser um bom programador. Estude-as e aproveite as que melhores servirem para você.

Esta dez são de autoria do Blitsz do fórum Central Liberty:

1-Programe jogos:

Esta é a coisa mais importante que um programador de jogos pode fazer. Não importa em qual linguagem ou tipo de jogo. O que importa é voce adquirir experiências programando jogos completos do início ao fim, e ter uma idéia geral de como tudo acontece. Outra dica seria dar preferência para vários projetos menores ao invéz de um único grande. Lembre-se, programar um mod é legal, mas prefira fazer algo seu, mesmo que seja simples. Monte um portifólio do seu trabalho.

2-Domine o básico:

Como um programador de jogos, há certas técnicas que você deve levar em sua bagagem. Entenda bem matrizes, vetores e suas operações, estrutura de dados e algoritimos, e principalmente, fundamentos de engenharia de software e programação orientada a objetos.

3-Conheça um pouco de C++:

Muitos jogos ainda são desenvolvidos com C++, para ser um bom programador você precisa pelo menos ter um conhecimento médio desta linguagem. Não preocupe-se em dominá-la por completo ainda. Até porque C++ é um lingugem bem “suja” e cheia de truques.

4-Concentre-se e uma escrita sólida, código limpo sem truques ou atalhos da linguagem. Não seja radical no uso de APIs (DirectX, OpenGL, etc), conheça os beneficios das demais disponíveis no mercado.

5-Aprenda mais de uma linguagem, de preferência uma com outra arquitetura e sintaxe bem diferente, como Python, LUA ou Java. Elas darão uma nova perspectiva tornando você um programador mais eficiente.

6-Nunca pare de aprender:

7-Não pense, nem por um momento, que uma faculdade será suficiente para ser um bom profissional da área. Um bom programador está sempre aprendendo coisas novas, mesmo depois de anos de experiência.

Com certeza não vão faltar novidades a serem aprendidas: novos hardwares, linguagens, tecnicas, API´s e algoritimos. E com tantos recursos para o desenvolvimento de jogos lá fora, não há desculpa para não estar sempre aprendendo através de livros, revistas, web sites e conferências.

8-Comunique-se:

Uma boa comunicação dentro de uma equipe é questão de vida ou morte na programação de jogos. Você deve comunicar-se de forma eficiente para coordenar esforços com os outros programadores, tanto para explicar como o seu código funciona para os artistas e designers, como também para entender qual feature o resto da equipe necessita. Isto sem falar que uma boa comunicação com seu chefe é um grande passo para um crescimento mais rápido, é importante mostrar o que você tem feito.

Como você adquire uma boa comunicação? Fazendo apresentações, compartilhando o que você tem feito com outras pessoas durante o lanche, escrevendo um blog detalhando suas experiências, ou participando em fóruns e lista de e-mails sobre desenvolvimento de jogos.

Ferramentas do mercado:

Aprender toda a teoria sobre progamação é importante, mas quando chega a hora da prática, você utilizará determinadas ferramentas para programação. Procure um bom editor, programa de controle de código e um debugador. Não se preocupe tanto qual seria o melhor do mercado, o importante é saber bem o que você pode fazer com ele e também utilizá-lo de forma eficiente.

9-Trabalhe com uma equipe em um grande projeto:

Se você trabalhou apenas sozinho em projetos, terá um grande choque quando iniciar seu primeiro emprego na indústria de jogos. Você terá que que além de explicar como seu código funciona, também preocupar-se em modificar grande blocos de código escrito por outros programadores. Procure ter experiências em grupo na escola, faculdade ou até mesmo em projetos de código aberto na web.

10-Jogue e estude os games:

Você deve sempre estar a par do último lançamento do mercado, além das últimas novidades tecnologicas na indústria. Não apenas jogue, estude os games.

Tente descobrir qual técnica de renderização de sombra eles estão usando, ou qual AI esta fazendo aquelas decisões táticas naquele game de estratégia. Encontre informações através de postmortems (Diário de bordo de um projeto finalizado) ou lista de e-mails e analise como elas podem ser aplicadas em seu jogo.

Escolha uma área de especialização:

Um programador eficiente tem um bom entendimento de como as diferentes áreas de um jogo trabalham juntas: graficos, AI, detecção de colisão, rede, interface do usuário, input, física e todo o resto.

No início de sua carreira, é muito importante ter uma visão do todo, mas em paralelo, iniciar a pensar em qual área você gostaria de dar mais foco. Depois de alguns anos você estará apto a especializar-se mais, tornando-se um expert nesta área.

Tenha uma educação diversificada:

Não tenha medo de abrir um pouco seus horizontes e aprender coisas não relacionadas diretamente a programação. Ter uma educação diversificada, ou até um passa-tempo não relacionado ao desenvolvimento de jogos, podem trazer grandes beneficios, muitos deles até inesperados.

Acima de tudo, aplique-se em terminar sua graduação da melhor forma possível aproveitando todo o conhecimento de professores e colegas.

Cinco características que definem um bom programador por Thiago Gouvêa em seu blog

1-Ter um bom raciocínio lógico

Este é o ponto, o programador resolve problemas utilizando código para transcrever um raciocínio lógico.

2-Ser autodidata

Não imagine que cursos irão lhe transformar em um programador. Você precisaria gastar milhões para ficar sempre atualizado com cursos. Programador tem que ser autodidata. Se não for auto-ditada não tem como ser programador.

3-Gostar de resolver problemas

Programação é em 80% do tempo resolução de problemas. Seja o problema que o software irá resolver ou seja resolvendo problemas no software.

4-Saber Inglês

Sem inglês o programador fica em uma fina camada de conhecimento. Infelizmente o conhecimento escrito em português neste segmento (em todos?) é bem restrito. Acredito que os livros em português no assunto detêm apenas 10% de informação e conhecimento dos livros em inglês.

5-Gostar de aprender

Estudar é uma constante na vida de um programador, é preciso ler, pesquisar, investigar, desvendar, duvidar…

 

Mas além disto….

Outros detalhes também constituem um bom programador:

  • Ter bom nível de concentração
  • Ser curioso: “porque isso é assim”, “de onde isso vem” ou “porque isso acontece”. Perguntas devem ser constantes;
  • Ser disciplinado;
  • Ter disposição para estudar e aprender sempre, mesmo não sendo nas áreas de interesse;
  • Ser paciente, perseverante, persistente;
  • Sempre desconfiar que está errado, ou, que existe uma maneira ainda melhor de resolver o problema;
  • Saber ouvir os mais espertos e os que sabem menos também, sempre existe algo para se aprender;
  • Não precisa ser ótimo em matemática (algoritmo nada tem a ver com logaritmo)

 

E finalmente as minhas próprias dicas tiradas de uma entrevista que dei em Outubro de 2011 no site SVC SoftwareHouse.

Conselhos aos jovens programadores. Cinco boas dicas para ser um bom programador.

1-Estudem lógica de programação, vai ajudá-los a organizar o pensamento, ordená-los. Programar é tomar decisões o tempo todo, decidir pelo sim ou pelo não e suas conseqüências;

2-Crie fluxogramas para auxiliar no raciocínio.

3-Estude raciocínio lógico, tipos primitivos de dados que ajudam a definir que tipo função funcionará melhor com os dados de cada campo no ambiente de código. Isso se chama Modelagem de Dados.

4-Analise, compare, crie seu próprio código, evite a prática do copiar e colar. Houve um tempo que eu só copiava e colava até dar um basta de uma vez por todas nisso.

5-Passe a criar seus próprios códigos com base na observação. Isto não quer dizer que é para não repetir linhas de código, mas tirar uma idéia ali e outra acolá e criar a sua própria.

Em suma, o bom programador é aquele que sai em busca de soluções e formas mais fáceis de executar uma certa tarefa. Toda empresa precisa de um profissional que tenha essa filosofia.  

Visite meu site: www.goodguyaccessvba.com.br

Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/EduardoMachado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Escrito por Good Guy às 15h30 [   ] [ envie esta mensagem ] [ ]



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, BOTAFOGO, Homem, Portuguese, English, Cinema e vídeo, Informática e Internet
Outro -









 
 




UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis
Aplicativos


 

 

Dê uma nota para este blog