Blog de Eduardo Machado (Good Guy)  


CRIPTOGRAFIA

Um assunto que me fascina é criptografia. Já assisti a algumas palestras sobre o assunto em institutos de informática como o Infnet e tomei conhecimento de muita coisa. Como trabalho com o Access me vi no desafio de criar um aplicativo mesmo que modesto que me desse um retorno do que havia aprendido, tais como chaves simétricas e assimétricas. Em programação acredito que se use um método que se baseie na substituição dos caracteres do alfabeto e sinais de pontuação por simbolos que ocultarão o significado da mensagem para quem quer que seja com exceção do destinatário da mensagem ou receptor como quiserem chamar. Com o recurso de loopings comum em toda linguagem de programação pode-se gerar esta substituição de forma dinâmica. Abaixo segue a definição de chaves simétricas e assimétricas extraído do site Cartilha de Segurança para a Internet: http://cartilha.cert.br/criptografia/

****************************************

Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.

Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.

A criptografia de chave simétrica, quando comparada com a de chaves assimétricas, é a mais indicada para garantir a confidencialidade de grandes volumes de dados, pois seu processamento é mais rápido. Todavia, quando usada para o compartilhamento de informações, se torna complexa e pouco escalável, em virtude da:

  • necessidade de um canal de comunicação seguro para promover o compartilhamento da chave secreta entre as partes (o que na Internet pode ser bastante complicado) e;
  • dificuldade de gerenciamento de grandes quantidades de chaves (imagine quantas chaves secretas seriam necessárias para você se comunicar com todos os seus amigos).

A criptografia de chaves assimétricas, apesar de possuir um processamento mais lento que a de chave simétrica, resolve estes problemas visto que facilita o gerenciamento (pois não requer que se mantenha uma chave secreta com cada um que desejar se comunicar) e dispensa a necessidade de um canal de comunicação seguro para o compartilhamento de chaves.

Para aproveitar as vantagens de cada um destes métodos, o ideal é o uso combinado de ambos, onde a criptografia de chave simétrica é usada para a codificação da informação e a criptografia de chaves assimétricas é utilizada para o compartilhamento da chave secreta (neste caso, também chamada de chave de sessão). Este uso combinado é o que é utilizado pelos navegadores Web e programas leitores de e-mails. Exemplos de uso deste método combinado são: SSL, PGP e S/MIME.

****************************************

Criei um aplicativo exemplo que pode ser baixado e testado pelo amado leitor em meu site:

http://www.goodguyaccessvba.com.br/

Um abs e até mais,

 

Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/EduardoMachado


Escrito por Good Guy às 16h26 [   ] [ envie esta mensagem ] [ ]



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, BOTAFOGO, Homem, Portuguese, English, Cinema e vídeo, Informática e Internet
Outro -









 
 




UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis
Aplicativos


 

 

Dê uma nota para este blog